Aparelhos instalados na Lagoa vão tentar reduzir a poluição com injeção de oxigênio

Os chamados aeradores ainda estão em fase de testes.

Três estruturas amarelas têm chamado a atenção de quem passa pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Colocadas em operação há uma semana pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, elas injetam oxigênio e são uma aposta para tentar diminuir a poluição. Os chamados aeradores ainda estão em fase de testes, e, se apresentarem bons resultados  a qualidade da água será monitorada a cada 15 dias , poderão ser espalhados por mais pontos. Por enquanto, estão apenas na área próxima ao Clube Piraquê.

A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, que postou um vídeo numa rede social garantindo que os equipamentos vão melhorar as condições de vida da fauna local. Segundo ele, os aeradores oxidam matéria orgânica e são capazes de evitar novas mortandades de peixes.

De acordo com o secretário, cada equipamento tem capacidade de processar 85 mil litros de água por hora e aumentar a oxigenação em um raio de até 400 metros. A expectativa é que os aparelhos elevem o nível de oxigênio em até quatro miligramas por litro. Para ser ter ideia do que isso representa, se a água estiver com menos de 0,2 miligrama de oxigênio por litro, peixes começam a morrer por falta de ar.

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

GOVERNO CRIA BENEFÍCIO PARA GARANTIR TRATAMENTO DE CÂNCER A PACIENTES DE BAIXA RENDA

Medida visa assegurar continuidade do tratamento e reduzir o abandono por dificuldades econômicas, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *