Site icon Rede TV Mais

Alerta vermelho na Guatemala por erupção do Vulcão de Fogo

In this image taken with a long exposure, the Volcan de Fuego, or Volcano of Fire, spews hot molten lava from its crater in San Juan Alotenango, Guatemala, Wednesday, July 1, 2015. The Guatemalan emergency agency CONRED raised the alert level in the area after the volcano restarted its activity on early Wednesday. (ANSA/AP Photo/Moises Castillo)

O Vulcão de Fogo iniciou no domingo o quinto ciclo eruptivo do ano.

Quase 3.000 pessoas abandonaram suas casas  após uma nova erupção do Vulcão de Fogo, perto da capital da Guatemala, o que levou as autoridades a declarar alerta vermelho na região.

PUBLICIDADE

Em junho, a erupção deste vulcão provocou 194 mortes.

O alerta foi declarado no município de Escuintla depois que o vulcão iniciou no domingo a quinta fase eruptiva do ano, com lavas e colunas de cinzas, informou a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Como medida de prevenção, 2.995 pessoas de comunidades dos departamentos de Escuintla Sacatepéquez e Chimaltengo foram levadas para diversos abrigos.

Os apelos de retirada provisória afetam 10 comunidades dos departamentos mencionados, próximas do vulcão de 3.763 metros de altura e que fica 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala.

O Vulcão de Fogo iniciou no domingo o quinto ciclo eruptivo do ano.

De acordo com o Instituto de Vulcanologia, a coluna de cinzas supera mais de 1.000 metros sobre a cratera.

A quarta fase eruptiva do vulcão de Fogo foi registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos.

No último 3 de junho o vulcão teve uma potente erupção que provocou uma avalanche de material ardente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos e 234 desaparecidos.

Junto com o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala os vulcões Pacaya, 20 km ao sul da capital, e o Santiaguito, 117 km ao oeste, que aumentaram sua atividade mas sem entrar em fase eruptiva.

Fonte: JB