Fique por dentro dos cuidados necessários.
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca válido para as praias do Rio e de Niterói, com início previsto para as 6h desta quinta-feira (16) e término às 9h de sábado. O aviso prevê ondas na direção sudoeste/sul que podem variar de 2,5 metros a 3 metros de altura. Nesta quarta-feira (15), com a entrada de uma frente fria, o dia amanheceu chuvoso, com registros de chuva fraca a moderada na Região Metropolitana.
De acordo com o Alerta Rio, o transporte de umidade do oceano para o continente influencia o tempo na cidade, nesta quarta. Com previsão de chuva fraca a ocasionalmente moderada de forma isolada, os ventos estão fracos e a temperatura mínima é de 18º C e a máxima de 28º C. A previsão até o final de semana é de tempo instável.
Esta quinta (16) será de nebulosidade variada, com previsão de chuviscos ou chuva fraca isolada no período da madrugada, ventos estarão fracos a moderados e temperaturas em elevação. A sexta-feira(17) será de tempo estável, com redução de nebulosidade e sem previsão de chuva e ventos predominantemente moderados. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em alguns pontos da cidade.
Ainda segundo o Alerta Rio, no sábado (18) a previsão é de nebulosidade variada, com predomínio de céu parcialmente nublado, ventos moderados a fortes e não há previsão de chuva. Já no domingo (19), o tempo será influenciado pela passagem de uma frente fria no oceano. A previsão é de aumento de nebulosidade, com chuva fraca isolada a partir da tarde, ventos predominantemente moderados e temperaturas em declínio, com chuva menor que 5 mm/h.
Veja as recomendações de segurança durante a ressaca:
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.