ALERTA AMBIENTAL: ESPUMA BRANCA NO RIO RONCADOR PARALISA CAPTAÇÃO DE ÁGUA

 População é orientada a não usar a água até novo aviso.

Uma espuma branca de origem ainda desconhecida apareceu na manhã desta quinta-feira (12) no Rio Roncador, em Santo Aleixo, distrito de Magé, e acendeu um sinal de alerta nas autoridades ambientais. Por precaução, a Prefeitura de Magé e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interromperam a captação e passaram a descartar a água do rio até que se confirme a segurança para o uso. As informações são da Band News.

Imagens feitas por moradores mostram a espuma se espalhando pela extensão do rio, chamando atenção da população local. O material foi coletado pelo Inea para análise, com o objetivo de identificar o tipo de substância e o grau de contaminação, além de rastrear os responsáveis por um possível descarte irregular.

“A população não deve consumir a água do Rio Roncador ou utilizá-la para qualquer fim até que os resultados das investigações sejam concluídos”, alertou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé, em nota.

Apesar da interrupção da captação no ponto afetado, o abastecimento de água no município não foi comprometido, graças à atuação da concessionária Águas do Rio, que opera uma estação independente na Baixada Fluminense.

Ainda não há prazo para a conclusão das análises, mas as autoridades reforçam que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da população e responsabilizar eventuais infratores ambientais.

Além disso, verifique

GUAPIMIRIM REFORÇA LIDERANÇA COMO CIDADE MAIS SEGURA DA BAIXADA COM NOVA “PATRULHA DA MADRUGADA”

Gestão Marina Rocha amplia investimentos em ordem pública, proteção social e preservação ambiental, consolidando índices …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *