GESTÃO MUNICIPAL EM MAGÉ COLOCA RENATO COZZOLINO COMO MELHOR PREFEITO NO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO

Governo conta com mais de 80% de aprovação da população. 

Com 36.478 votos, representando 27,13% dos votos válidos da cidade nas últimas eleições, consagrou Renato Cozzolino prefeito da cidade de Magé. Com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, a Corte entendeu que o candidato se encontrava inelegível por ter sido condenado, pelo próprio TRE-RJ, por abuso de poder político e conduta vedada nas eleições de 2018.

O Difícil trajeto ao Palácio 

Diante das dificuldades, o jovem político não deu bola para o azar e acelerou sua caminhada rumo ao Palácio Anchieta. Como coube recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, Renato continuou candidato. Na sessão de encerramento do segundo semestre forense de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura de Renato Cozzolino Harb (PP) ao cargo de prefeito de Magé (RJ). O candidato disputou as eleições com o registro sub judice (aguardando decisão final da Justiça Eleitoral), que por decisão  (TSE), o Plenário acompanhou o voto do relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, que afastou a inelegibilidade de oito anos aplicada a Cozzolino pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

No dia da posse, 1º de Janeiro de 2020, o prefeito sai direto da Câmara Municipal, para acompanhar o que seria sua primeira missão: Fortes chuvas atingem cidade e Renato abandona as comemorações e arregaça as mangas a caminho das ruas, coordenando uma frente de socorro a cidade.    

Prefeito eleito governa para todos

Magé, pela última apuração do senso de 2010 tem, 246.433 habitantes. A cidade fluminense tem um PIB de R$ 3.855.803.281,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,709, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Jovem e preparado

Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual do Rio de Janeiro, em 2014, com 26.697 votos pelo Partido da República, para a legislatura 2015–2019. Logo após a sua posse foi eleito, por seus pares, para compor na qualidade de membro, a Mesa Diretora da Alerj, com mandato até o dia 31 de janeiro de 2017. Foi reeleito em 2018, com 33.597 votos, pelo Partido Republicano Progressista (PRP), para a legislatura 2019–2022.

Cem dias de gestão. Avanços na saúde, educação e urbanização 

A gestão de Renato Cozzolino, completou 100 dias à frente da Prefeitura de Magé no último dia 10 de abril de 2020. O balanço foi detalhado pelo próprio prefeito, nas redes sociais. Inúmeros avanços estão na lista do balanço mageense. Na área de saúde, marcaram a reabertura da Unidade de Saúde da Família (USF) da Figueira, em Mauá; a construção da nova USF Capela; a implantação de atendimento de urgência pediátrica nas unidades 24h (Mauá, Suruí e Santo Aleixo) e de ortopedia 24 horas em Fragoso; a contratação de médicos e a organização na estratégia de vacinação que coloca Magé como a segunda cidade da Baixada que mais vacina a população, são algumas das conquistas da área nos 100 dias de Governo.
A Prefeitura também reestruturou os Centros de Especialidades Odontológicos (CEOs), de Magé, Piabetá e Mauá que estavam funcionando com poucos dentistas especialistas e equipamentos precisando de manutenção. A reformulação da Saúde Bucal na Atenção Básica foi iniciada e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Marília foi a primeira unidade a reabrir o consultório odontológico que já funciona normalmente atendendo a população. Com a reestruturação odontológica, Magé nos primeiros cem dias, atendia cerca de 7 mil pessoas de janeiro a março.

O dinamismo da gestão também garantiu a coleta de mais de 60 mil toneladas de resíduos, gerando economia aos cofres públicos com reaproveitamento de materiais encontrados abandonados em galpão municipal, limpeza de rios e canais, além de diversas parcerias público-privadas realizadas.

Além dos avanços em todas as áreas, a Prefeitura também já economizou 39,5% do orçamento de Gabinete; reaproveitou mais de 2 mil carteiras escolares, 10 mil uniformes; reativou a Padaria Comunitária e usou mais 6 mil toneladas de asfalto para dar mais qualidade de vida aos moradores do Parque Veneza, Parque Paranhos, Novo Horizonte e Barbuda, locais que há mais de uma década aguardavam por obras.

O ritmo intenso de trabalho do prefeito Renato Cozzolino e seu secretariado, inclusive nos finais de semana com visitas às unidades de saúde e acompanhamento de obras de urbanização em vias públicas e em bairros espalhados pelo município, também dão cara ao novo Governo.

“Sabemos que é apenas o começo e ainda temos muito a fazer pela cidade, em todas as áreas. Queremos quanto antes vacinar toda nossa população, inaugurar em breve o Centro de Imagem, chegar em todas as ruas com saneamento, iluminação e asfalto, cuidar da Educação de nossas crianças – onde já contratamos mais de 680 professores, por processo seletivo, e restauramos 35 escolas. Eu acordo diariamente sabendo a grande responsabilidade que é gerir a nossa cidade e com uma vontade de fazer o melhor por Magé”, afirmou o prefeito, que marca a sua gestão pela transparência e o contato direto com a população. “Neste período de pandemia, as redes sociais têm sido grandes aliadas para receber o retorno dos munícipes sobre o nosso trabalho. Lá, faço questão de responder a todos na medida em que eu consigo”, contou Renato, que reativou suas lives quinzenais, às terças, 7h, para ouvir a população.

Preparado na mais referendada escola política, o convívio prático nos bastidores do parlamento estadual, preparou Renato para governar o munícipio de 456 anos, carente de muitas necessidades básicas-estruturais, despreparada economicamente e sem infrastruttura. Castigada por barreiras que impedem o desenvolvimento e dificultam o avanço da cidade. Circundada de belezas naturais, a esperança por dias melhores é o sustento de gente forte, moldados para enfrentamento de dificuldades, de barreiras a serem suplantadas.  

Quem disse que seria fácil?

Pandemia, fenômenos da natureza, cortes de receita, pedágio, rodovias federais abandonadas,  sem saneamento, água encanada, abaixo do nível do mar, sem indústrias, sem oportunidade de emprego, o que faz o mageense orgulhoso de sua terra? Um político lutar por uma cidade melhor? Um slogan de campanha poderia explicar melhor, o que poderia ser o único motivo de força maior para transformação “Governando Por Amor,” é nessa vibe que Renato estabeleceu sua proposta de governo.  

Ao longo do ano de 2021, o prefeito da cidade de Magé, com todas as dificuldades, transformou as ruas dos distritos em um verdadeiro canteiro de obras, pagou todos os salários em dia, assegurou ensino e merenda de qualidade, ofereceu saúde através de investimentos no segmento, assegurando aos munícipes um bom atendimento nos PSF’s e Hospitais da cidade. Investimentos em obras de melhorias acontecem com regularidade. Em um ano de governo muito já se fez, e nessa batida, com vontade política, 4 anos não vão superar os 552  que ficaram para trás, mas certamente vão proporcionar melhoria de qualidade de vida, conquistadas com esforços diários, acreditando em políticas públicas de políticos visionários que cultivam e empregam gestão com amor, responsabilidade, consciência e inteligência.     

A política é a arte do possível. Toda a vida é política. (Cesare Pavese)  


RedeTV+ Política 

Além disso, verifique

MAGÉ VAI HOMENAGEAR O JOGADOR MARLON FREITAS COM MEDALHA CRISTÓVÃO BARROS

Nascido e criado em Piabetá, no município de Magé, Marlon Freitas deu seus primeiros passos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *