Ínicio / +País / TSE abre nova licitação para voto impresso, mas pede ao STF para derrubar implantação do sistema

TSE abre nova licitação para voto impresso, mas pede ao STF para derrubar implantação do sistema

Corte alega que impressão do voto, aprovada pelo Congresso em 2015, compromete o sigilo das escolhas do eleitor.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma nova licitação para aquisição de impressoras e equipamentos para implantar o voto impresso nas eleições deste ano.

A previsão é que sejam adquiridas 30 mil impressoras e 75 mil unidades de urnas plásticas para depósito dos votos impressos. A Corte decidiu implantar o voto impresso de forma gradual e, por isso, neste ano, ele será emitido em apenas cerca de 5% das mais de 550 mil urnas eletrônicas.

Para a compra dos novos equipamentos, o TSE tem disponíveis R$ 62,6 milhões, mesma previsão de uma licitação que chegou a ser aberta no ano passado, mas foi cancelada pela desclassificação das duas empresas fornecedoras concorrentes.

Segundo o TSE, a Smartmatic, que havia ficado em primeiro lugar, não previu a impressão de um código “QRCode” que deveria ser impresso junto com o voto para garantir a conferência das escolhas. A segunda colocada na concorrência, TSC Pontual, apresentou preço mais alto.

Apesar da nova licitação, o próprio TSE se manifestou nesta terça-feira (6), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela anulação da lei que obrigou a implantação do voto impresso. Em documento entregue ao STF, técnicos disseram que o voto impresso compromete o sigilo das escolhas do eleitor.
Alegaram “inegável retrocesso no processo de apuração das eleições”, “potencial violação ao princípio da eficiência” e falta de “utilidade concreta para a segurança, transparência e normalidade das eleições”.

O argumento é de que a impressão de um código no voto para a conferência poderia levar à identificação das escolhas do eleitor.

O mesmo argumento também foi utilizado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que, em fevereiro, pediu ao STF para derrubar a obrigatoriedade de impressão dos votos.

Fonte: G1

Além disso, verifique

CERCA DE 600 SITES DE ‘BETS’ VÃO SAIR DO AR NOS PRÓXIMOS DIAS, DIZ HADDAD

Ministro afirmou já estar em contato com a Anatel para banir empresas de apostas esportivas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *