Alagamentos também foram registrados em Magé e Duque de Caxias.

A chuva não deu trégua durante esta madrugada no município do Rio. Após o início da queda d’água, que começou ainda no período da noite desta quarta-feira, moradores precisaram lidar com os transtornos provocados pela precipitação. Diversas vias ficaram alagadas ou tiveram bolsões de água, algumas árvores caíram obstruindo trechos de vias. A Zona Oeste foi uma das regiões mais afetadas: só para ter uma ideia, num período de quatro horas (entre a noite e o início desta madrugada), choveu 77,6mm na Barra da Tijuca, 75,2mm na região do RioCentro, 64 mm no Alto da Boa Vista, e 63,3m em Copacabana, segundo informações do Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. A cidade permanece em estágio de atenção.
No fim da madrugada, no entanto, os núcleos de chuvas já atuavam fora do município do Rio. Mesmo assim, os transtornos ainda eram percebidos por quem circulava pela cidade, onda ainda havia pontos de alagamentos. Por volta das 4h30m, por exemplo, a pista Central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, estava parcialmente interditada por um bolsão de água.
Por volta das 2h as consequências das chuvas ainda eram vistas ainda em diversas vias. Havia bolsões de água em alguns pontos da Avenida Epitácio Pessoa, em Ipanema; Avenida Borges de Medeiros, perto do acesso para o Túnel Rebouças; Rua do Catete; algumas vias em Botafogo; Rua Jardim Botânico; Avenida Mem de Sá, no Centro; Rua Barão do Bom Retiro, no Grajaú; além de vias na Zona Oeste, como Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, e Avenida Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras.

Houve queda de árvore em ao menos quatro pontos do município: Rua Santa Clara, na altura da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana; Avenida Princesa Isabel, no mesmo bairro; Túnel Pasmado, em Botafogo; e Estrada Santa Efigênia, na Taquara. Equipes da prefeitura foram acionadas para atuar nesses pontos.
Além disso, a Defesa Civil foi chamada para atuar em ao menos seis ocorrências, até o início desta madrugada. Uma delas ocorreu na altura do número 796 da Estrada Boiuna, na Taquara. Por lá, segundo informou a prefeitura, houve um deslizamento de terras. Ninguém ficou ferido, mas o incidente interditou parcialmente o traçado da via.
A prefeitura vai continuar mobilizada enquanto a gente não retornar ao estágio de normalidade. Nesse momento (pouco depois da 1h desta quinta-feira), temos mais de 250 profissionais trabalhando, entre agentes da Comlurb, Conservação, Cet-rio, Guarda Municipal, Assistência Social, Rio Luz e Centro de Operações. Tivemos algumas áreas mais impactadas. Começou chovendo de uma forma muito intensa na região da Barra da Tijuca e do Recreio, depois Itanhangá, indo para a Zona Sul em seguida — disse o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Pedro Fernandes, durante esta madrugada, que comentou também sobre áreas da Zona Oeste, como a região do Magarça, em Campo Grande, bastante castigada pelas chuvas da semana passada.
As equipes estão lá. Estamos com dificuldades para acessar alguns pontos, mas estamos fazendo contato com lideranças comunitárias. Em princípio, estamos com alguns pontos de alagamentos. A gente espera poder avançar e drenar a água de uma forma mais significativa, após as 4h, com a previsão de o mar abaixar.
Mais cedo, vias ficaram alagados em bairros como Botafogo, Copacabana, Laranjeiras, Jacarepaguá, Jardim Botânico, Ilha do Governador. Por conta da precipitação, havia bolsões de água em diversos pontos da Avenida Brasil, como em Colho Neto, Cordovil e Linha Vermelha, perto do acesso pela Rodovia Washington Luiz.
Alagamentos também foram registrados em municípios da Região Metropolitana. Segundo moradores, vias de Niterói, como a Alameda São Boaventura, ficaram cheias de água. O mesmo, segundo os relatos, aconteceu em outros pontos de cidades como Duque de Caxias e Magé. Para esta quinta-feira, segundo informou o COR, a previsão do retorno da chuva de intensidade moderada a forte, ocasionalmente forte a partir do período da tarde.
Fonte: Jornal Extra
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
