Presos de Bangu rejeitam café da manhã em uma suposta greve de fome

Há informações de que a ação dos presos seria em represália à decisão do ministro Alexandre de Moraes.

701

Detentos de 12 unidades prisionais do Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, iniciaram nesta quarta-feira uma “greve de fome”. Há informações de que a ação dos presos seria em represália à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Trinbunal Federal (STF), que negou um pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para que chefes de facções que estão em presídios federais retornassem para o Rio.

Em Bangu, presos ligados à facção criminosa Comando Vermelho recusaram o café da manhã. Em nota, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que a alimentação está sendo servida e as visitas não estão suspensas. Apesar disso, internos de 12 unidades recusaram o café da manhã e os familiares não compareceram as visitas. Nas redes sociais, circulam fotos que mostram grande quantidade de alimentos nos corredores dos presídios.

O mesmo movimento de presos do Rio de Janeiro está acontecendo em outros presídios do país. Nesta terça-feira, segundo a imprensa do Acre, detentos do Pavilhão “A” — ligados à mesma facção do Rio — do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) recusaram o café da manhã.

Em setembro, o defensor nacional de Direitos Humanos, Anginaldo Oliveira Vieira, argumentou que a legislação permite o encarceramento em presídios federais por 360 dias, prorrogáveis por mais 360, totalizando 720, pouco menos de dois anos. Se atendido, o pedido da DPU beneficiaria mais de cem presos atualmente detidos nos quatro presídios federais, localizados em Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Catanduvas (PR).

1Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

PF REALIZA OPERAÇÃO CONTRA FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO RJ

Grupo teria influenciado disputas em pelo menos 10 prefeituras desde 2016. A Polícia Federal prendeu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *