Incêndio aconteceu na Rua Pedro Borges de Freitas, na comunidade Para-Pedro.
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a tarde desta terça-feira (09), a comunidade Pára-Pedro, no bairro de Colégio, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Incêndio na Estrada Pedro Borges de Freitas, deixou três pessoas mortas e atingiu várias casas. As vítimas ainda não foram identificadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 50 militares de 14 quartéis atuam no combate às chamas na Rua Pedro Borges de Freitas, na comunidade Para-Pedro. As equipes fazem uso, inclusive, de 26 viaturas e drones.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) enviou equipes para prestar suporte às famílias afetadas. Os profissionais oferecem orientação, atendimento socioassistencial e acolhimento institucional.
Segundo a Light, o incêndio foi “provocado por vandalismo” e atingiu linhas de transmissão no local, causando uma interrupção momentânea no fornecimento de energia para cerca de 140 mil clientes, dentre eles, o MetrôRio. Os bairros afetados são: Vigário Geral, Cordovil, Irajá, Colégio e Coelho Neto. Além de partes de Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O serviço foi restabelecido na região.
A circulação de trens do metrô no trecho entre as estações Pavuna e Maria da Graça, na Linha 2, chegou a ser interrompida. Segundo a concessionária MetrôRio, o motivo da paralisação foi uma falha no fornecimento de energia elétrica na região. A pane foi causada pelo incêndio na Estrada Pedro Borges de Freitas, em Irajá.
Segundo o Metrô Rio, foi normalizada na noite desta terça, a circulação da Linha 2, entre as estações Pavuna e Maria da Graça. Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Transportes elaborou um esquema especial para viabilizar a conexão dos passageiros com o Metrô.
Devido à interrupção da circulação de trens da Linha 2 do Metrô entre as estações Pavuna e Maria da Graça, a Secretaria Municipal de Transportes informa que, provisoriamente, os itinerários das linhas 610 (Del Castilho x Tanque), 611 (Camorim x Del Castilho), 613 (Vargem Grande x Del Castilho), 614 (Del Castilho x Terminal Alvorada), 616 (Del Castilho x Fundão) e 913 (Del Castilho x Fundão) foram estendidos até a estação Maria da Graça para viabilizar a conexão dos passageiros com o Metrô.
O passageiro que está impedido de circular entre Pavuna e Maria da Graça de metrô pode utilizar linhas de ônibus municipais como opção para o trajeto: linha 687 realiza o trajeto entre Pavuna e Maria da Graça. Na direção contrária, a linha 688 é alternativa. Outras linhas com cobertura na região da estação Inhaúma (zona norte, próximo ao trecho em questão) incluem: 627, 946, 908, 711, 296, entre outras, que podem ajudar na mobilidade local.
Os trens seguem operando apenas entre Maria da Graça e Botafogo. Ainda não há previsão para a normalização do serviço. Ao todo, são 12 estações afetadas. As linhas 1 e 4 operam sem alterações.
A 27ª DP (Vicente de Carvalho) investiga as causas do incêndio.