Câmeras captaram imagens inéditas no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no Sul Fluminense.
Pela primeira vez, seis espécies de felinos silvestres foram registradas convivendo no mesmo território no Estado do Rio. Entre julho e agosto deste ano, câmeras captaram imagens inéditas no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no Centro-Sul fluminense, que é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Os animais são: onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, jaguarundi, gato-maracajá e gato-do-mato-pequeno. O gerente de Fauna do Inea, Marco Gonçalves, afirma que o registro é motivo de orgulho para o Rio de Janeiro.
Como foi citado por Marco Gonçalves, o registro ganha ainda mais relevância pelo fato de cinco dessas espécies estarem ameaçadas de extinção. A onça-pintada, maior felino das Américas, figura como “criticamente em perigo”. A onça-parda, gato-maracajá, jaguarundi e o gato-do-mato-pequeno são classificados como “vulneráveis”.
Criado em 2002 e ampliado em 2016, o Parque Estadual da Serra da Concórdia protege hoje 5.950 hectares de Mata Atlântica, abrangendo áreas dos municípios de Valença e Barra do Piraí.