TRUMP PROMETE ANUNCIAR TARIFA DE 25% SOBRE IMPORTAÇÕES DE AÇO E ALUMÍNIO

Em 2023, os EUA responderam por 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço.

O presidente americano Donald Trump anunciou, neste domingo (9/2), que os Estados Unidos impõem, a partir desta segunda-feira (10/2), tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio. Durante o primeiro mandato, entre 2017 e 2021, o representante americano tinha tomado decisão parecida, mas, ao longo do período, negociou com países como Canadá, México e Brasil. 

A repórteres no avião presidencial, durante viagem a Nova Orleans para assistir ao Super Bowl, o republicano afirmou que “qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”. Depois, complementou que o alumínio também seria taxado. 

Em 2018, Trump sobretaxou exportações dos mesmos produtos em 25%, para o aço, e 10%, para o alumínio. À época, os EUA eram o principal mercado de exportação brasileiro neste quesito, e representantes de indústrias siderúrgicas ouvidos pela Agência Brasil demonstravam preocupação não apenas com o mercado externo, mas também com o interno. 

De acordo com eles, os países afetados pela decisão buscariam destinar as vendas a outros consumidores, o que geraria “forte pressão comercial sobre as empresas que produzem e empregam no Brasil”. 

Além disso, Trump disse que novas tarifas vão ser impostas na terça-feira (11/2) com base no princípio da reciprocidade, conforme noticiou a mídia presente no avião presidencial. A medida vêm depois de o presidente americano ter estabelecido tarifas adicionais de 10% a produtos da China. 

Além disso, verifique

MERZ SOFRE DERROTA INÉDITA EM VOTAÇÃO PARA CHANCELER FEDERAL

Pela primeira vez na história alemã do pós-guerra, um candidato a chanceler federal não consegue …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *