Reféns foram transferidos para a Cruz Vermelha neste sábado (25).
O Hamas libertou neste sábado (25) o segundo grupo de reféns, como prevê o acordo entre Israel e Hamas, que instituiu também uma trégua de quatro dias no conflito na região. Segundo a imprensa israelense, os reféns estão agora com a Cruz Vermelha.
A expectativa é de que o número de reféns liberados pelo Hamas seja de 13 pessoas, mas sem confirmação até o momento.
De acordo com lista prévia informada por Egito e Israel, a expectativa era de que o Hamas liberasse 14 pessoas neste sábado (25). Ainda não se sabe a razão para a mudança.
Ainda não foi confirmada a logística para esse segundo grupo de reféns, desde a libertação até chegar a Israel, mas a expectativa é de que seja uma logística similar à do primeiro grupo, que foram entregues à Cruz Vermelha e seguiram viagem para Israel pela passagem de Rafah, no Egito.
O acordo entre Israel e Hamas foi mediado pelos Estados Unidos e pelo Catar. A operação foi negociada de forma secreta durante mais de um mês e intermediada pelo Catar e pelos Estados Unidos.
O grupo, que estava sob poder do Hamas em Gaza, foi sequestrado durante os ataques do grupo terrorista ao sul de Israel, em 7 de outubro.