No BRT, os recursos serão voltados para a compra de cerca de 700 ônibus.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve aqui no Rio na manhã desta quinta-feira (10) e anunciou diversos investimentos na área de mobilidade urbana da cidade. A parceria entre o governo federal e a prefeitura prevê o repasse de R$ 2,6 bilhões para a recuperação do BRT e a construção do Anel Viário, em Campo Grande, na Zona Oeste.
No BRT, os recursos serão voltados para a compra de cerca de 700 ônibus, para a requalificação do corredor Transoeste e a construção de terminais e garagens públicas.
Além da compra da nova frota, os investimentos vão permitir que toda a infraestrutura do sistema seja requalificada. Na Transoeste, haverá obras de substituição do pavimento e recuperação da base do corredor. Além disso, quatro estações serão transformadas: Mato Alto, Pingo D’Água, Curral Falso e Santa Cruz. Uma será ampliada: Magarça.
Em relação ao Anel Viário, vai compreender um mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, um túnel de 600 metros sob o Morro Luiz Bom e rótulas na Rua Artur Rios e na Estrada da Caroba. As obras começaram ainda nesta quinta, com uma implosão no Morro Luiz Bom.
As novas rotas vão permitir o escoamento de tráfego na região central, reduzir o tempo de deslocamento e facilitar a circulação. O projeto inclui dois quilômetros de ciclovia.