GARÇAS-ROSA VOLTAM A BAÍA DE GUANABARA INDICANDO RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

O reaparecimento da garça-rosa é um excelente indicativo da qualidade da água.

Aos poucos, a Baía de Guanabara retoma as  condições de balneabilidade. O retorno da garça-rosa às águas locais, também conhecida como colhereiro, possui bico em forma de colher para recolher peixes e crustáceos, como camarões que, quando ingeridos pela ave com frequência, confere ao animal a cor rosada. Quanto mais rosa, melhores são as condições do ambiente.

O ecossistema dos manguezais desempenha um papel fundamental na Baía de Guanabara, por oferecer os recursos para a reprodução e o crescimento de diversas espécies, sendo considerado um berçário.

Segundo especialistas, os colhereiros estão sendo atraídos pela presença de camarões que têm aparecido mais perto da costa. Para os pescadores do projeto, o reaparecimento da garça-rosa é um excelente indicativo da qualidade da água local.

O Projeto Águas da Guanabara, capitaneado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Seappa), é uma pesquisa de cunho socioambiental focada no monitoramento e redução das concentrações de resíduos sólidos na Baía de Guanabara. O estudo tem contribuído para a melhoria das condições dos ambientes marinhos e costeiros.

A participação dos pescadores no projeto, através de contínuas coletas de resíduos sólidos, tem evidenciado como o ecossistema local tem reagido aos cuidados recebidos. Segundo os pescadores, o solo está mais livre, sendo que é possível ver a melhoria das condições ambientais por meio do crescimento de novas mudas de mangue.

Além disso, verifique

DUELO ENTRE FAVORITOS PODE APONTAR CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO 2025

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (19) no Maracanã em “final antecipada” pelo título; …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *